Fotografia, História, Portugal (Terras), Roteiros Fotográficos, Viagens

🌎 Best of Blogger Trips 2016 by Oliraf Fotografia 📷

✈︎ E 2016 chegou ao fim. Foi um ano correr,mas todos os dias partilhamos boas experiências…

Foi um ano muito frutuoso a nível de experiências de viagem e interessante a nível pessoal, profissional e académico. Em virtude, da boleia da minha nomeação nos BTL Blogger Awards 2016, nomeado para a categoria de melhor blogue de fotografia de viagens, tive oportunidade de experienciar o que é a vida de um verdadeiro traveller, storyteller e fotógrafo de viagens. Confesso que esta nomeação foi um incentivo e uma promoção da minha paixão pela fotografia e pelo gosto da História, em consonância com o prazer de viajar. Há milhões de blogues por esse Mundo fora. Mais do que ser conhecido, é ver reconhecido o nosso trabalho. Eu diria paixão. Era o único blogue amador entre diversos profissionais (Alma de Viajante, Viajar entre Viagens, Nelson Carvalheiro, Uma foto, Uma História, entre outros). Considero-me um sortudo. Poucos sabem ser irreverentes e contar as experiências de viagem. Mas, a sorte é apenas a ponta do icebergue. O Trabalho não é visível. Ao longo deste ano, definimos como prioridade dar prioridade à terra de “Nuestros Hermanos” e também pelo nosso Portugal. Alguns locais foram verdadeiras descobertas pessoais, outras foram confirmações das nossas expectativas…de viagem.

img_20160327_190229

Deixo-vos o meu Best of das minhas Blogger Trips de 2016. Espero que gostem. O que levamos deste Mundo? Experiências vividas. De facto, viajar é descobrir-nos. E,claro, soltar o nosso outro eu. No meu caso, o sentido pela aventura e da descoberta do património edificado local, nacional e internacional. Nada como viajar devagar e com tempo. Experimentem. E,claro, sigam as minhas sugestões fotográficas.

📌 Granada (Andaluzia, Espanha)

O Alhambra detém o nosso olhar, seja à noite ou durante o dia. Granada encanta e admira qualquer viajante que chega e pela primeira vez a contempla. Granada é o Alhambra, o bairro Albaicín e o El Generalife. Esta cidade andaluza transmite boas vibrações a qualquer forasteiro ou viajante andarilho. Há cidades que nos tocam a alma. Granada é uma delas. E aquele momento em que recebes a notificação que o Turismo de Espanha partilhou, e mencionou, a tua foto na sua página oficial do Instagrampágina oficial do Instagram. Em breve, irei falar-vos desta visita de estudo no meu blogue. Estejam atentos.

fuji-x-t10-granada-1

Alhambra de Granada

📌Rota Omíada  (Algarve, Portugal)

Durante a Blogger Trip pelo AlgarveBlogger Trip pelo Algarve, a convite da Região do Turismo do Algarve tive a oportunidade de contactar com uma nova rota cultural na região do Algarve. Foram experiências amenas, algumas ainda por revelar. Fomos em busca da Rota Omíada do Algarve – inserida no projecto Umayyad Route – e descobrimos o legado material e imaterial desta Dinastia Árabe em Portugal, mas também as vistas sobre o oceano, a natureza, a gastronomia, os museus e experiências de aventura para viver na extremidade sul de Portugal e da Europa. Quem disse que o Algarve é quente só no Verão?

bloggertrip-algarve-casteloomiadaalcoutim

Ruínas do Castelo Omíada de Alcoutim

📌Salamanca (Castela&Leão, Espanha)

El viajero en el país de Cervantes. Após atravessar a região do “Campo Charro”, entre Ciudad Rodrigo e Salamanca, chegamos à Monumental cidade de Salamanca. A arquitectura exterior e interior da Catedral Velha e Nova cativa o olhar de qualquer viajante. Aqui, podemos sentir a influência e a importância do poder religioso e temporal nas dinâmicas urbanas ao longo dos séculos. Para Miguel de Unamuno, a cidade de Salamanca “…Es una fiesta para los ojos y para el espíritu. Ver la ciudad como poso del cielo en la tierra de las aguas del Tormes.” Acima de tudo, a cidade de Salamanca é um museu ao ar livre em que se destacam a Catedral Nova e Velha, o Palácio de Monterrey, Convento e Igreja de las Agustinas ou a Casa das Conchas, já a chegar à Plaza Mayor. Do topo da torre da catedral nova, podemos contemplar a arquitectura monumental desta cidade de Castilla y León. Ao fundo, podemos ver a transição do Campo Charro para as Tierras de Campo.

fuji-x-t10-salamanca-1

El bloggeiro OLIRAF na Plaza Mayor de Salamanca

📌 Ilha da Madeira(Arquipélago da Madeira, Portugal)

silves-1-68

Paisagem Natural da Ilha da Madeira

Do vale à montanha e do mar à serra. Visitar a Ilha da Madeira é, para mim, sempre uma boa surpresa. Utilizada como “cobaia” pelo Infante D.Henrique para a génese da expansão e colonização – Sistema de Capitanias Donatárias – do futuro Império Ultramarino Português (1415-1999). Em 1508 com a elevação do Funchal à categoria de Cidade, esta Diocese tornou-se, por alguns anos, a maior diocese católica do mundo, em extensão, onde estiveram sujeitas todas as terras descobertas por Portugal ao longo do Império Ultramarino. Para além disso, a Ilha da Madeira é conhecida pela sua natureza exuberante, pelo clima tropical, gentes e pela sua gastronomia. Sabia que ilustres viajantes e estadistas, como Colombo, a Princesa Sissi, Napoleão Bonaparte ou Churchill passaram por aqui?

📌Castelo de Belver (Alto Alentejo, Portugal)

Belver. Uma motivação antiga. Há muito tempo que “cogitava” para visitar esta aldeia, com quase mil habitantes (censos 2001),  e o seu “guerreiro de pedra” que domina a paisagem em redor. Para mim, esta “Sentinela do Tejo” é um dos mais belos castelos medievais de Portugal. Infelizmente, não é tão conhecido como o “turístico” Castelo de Almourol. Não tanto pela sua arquitectura militar, de planta circular, com capela no interior, mas pela sua envolvente paisagística. Pela localização estratégica,num altaneiro morro sobranceiro ao Tejo, este Castelo foi o primeiro a ser construído no séc. XII pela Ordem do Hospital, reinava D. Sancho I. O seu objectivo era prevenir novas incursões muçulmanas a norte do Tejo, quando este rio era a fronteira entre duas civilizações: a cristã e a muçulmana.

CasteloBelver (1)

Aspecto do Castelo de Belver (Gavião, Portugal)

📌Cidade de Amarante (Região Norte, Portugal)

À “boleia” da minha nomeação para os BTL Blogger Travel Awards 2016, tive a oportunidade de visitar o Centro Histórico da Cidade de Amarante, durante o meu roteiro pela Rota do Românico, a convite da Quinta da Aveleda, S.A. Esta foi a minha primeira experiência na planificação de um roteiro por Portugal de vários dias,onde tive oportunidade de visitar diversas experiências fundadas pela História, citando o “slogan” turístico da Rota do Românico. Entre o Porto e Vila Real, esta cidade nortenha causa uma forte impressão a qualquer aprendiz de viajante e fotógrafo andarilho. Por momentos, dá-nos a sensação que estamos numa cidade de montanha do Centro ou Norte da Europa. Amarante é uma pequena grande surpresa. Surpreendeu-me.

Amarante (5)

Aspecto da Ponte Barroca de São Gonçalo de Amarante

📌Vila de Marvão (Alto Alentejo, Portugal)

O Alentejo é uma antiquíssima região portuguesa valorizada pelo seu património natural e edificado. Para os amantes do turismo cultural, de natureza e do turismo militar, esta região portuguesa é uma boa opção de visita que combina actividades de lazer,natureza e culturais com o descanso. Durante o meu roteiro fotográfico pela região do Alto Alentejo, no sul de Portugal,  tive a oportunidade de visitar a vila de Marvão, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede. Desde tempos milenares, os rochedos de Marvão eram um local de refúgio para as povoações face aos exércitos invasores. Na época romana, ao que parece, este local já detinha uma certa importância bélica…

Marvão (5)

Aspecto da vila de Marvão, vista da torre de menagem do castelo

📌Aldeia da Mata Pequena (Região Oeste, Portugal)

A região Oeste é uma terra de contrastes. A Mata PequenaMata Pequena é um bom exemplo de uma «ressurreição», como afirmou José Hermano Saraiva, de uma aldeia saloia esquecida pelo homem e pela passagem do tempo. Em tempos idos, o nosso Portugal era um grande tecido de aldeias. Autenticidade e tradição são as palavras para descrever esta aldeia recuperada pelo neto do oleiro José Franco, Diogo Batalha. Para quem gosta de história e etnografia, é uma viagem no tempo. O tempo dos nossos antepassados. Até nos mais pequenos pormenores ficamos surpreendidos…

img_20160410_194912

Aspecto da “Rua Direita” da Aldeia da Mata Pequena

📌Cidade de Valladolid (Castela&Leão, Espanha)

Valladolid era uma perfeita desconhecida para mim. E acredito que também para muitos portugueses. Sabia que teve muita importância histórica entre os Reis Católicos e os Felipe (s) de Espanha. Felipe II de Espanha nasceu aqui. É uma cidade com imensa curiosidade histórica, seja na sua arquitectura urbana e religiosa. Quem diria que nesta cidade castelhana também existia um jardim – Campo Grande de Valladolid – para recreação dos seus habitantes, tal como em Lisboa. Ao final da tarde, podemos ver vários jovens a conviver, os mais idosos meter a conversa em dia, os mais traquinas nas suas fantasias e os mais graúdos a comer umas tapas. De facto, os Espanhóis sabem usufruir do espaço público. Cá para mim, só vão dormir a casa. Sabia que Cristóvão Colombo morreu, em 1506, nesta cidade?

espanha-salamancavalladolid-280

Igreja de Santa Maria de la Antígua

📌 Forte da Trafaria (Almada, Portugal)

De Belém para a Trafaria: uma viagem solitária à descoberta da outra margem…do rio Tejo. É uma das minhas viagens preferidas em Portugal. O antigo Presídio-Lazareto do forte da Trafaria é uma viagem pelo tempo. A outros tempos obscuros da nossa História. E apetece dizer: Nunca mais!!! Em tempos idos, milhares foram os viajantes, degredados e presos politicos que aguardavam a sua próxima viagem: a ida para o ultramar português. Para muitos, a Ponta da Areia – Trafaria – era a sua última morada em Portugal e, para a maioria, da sua vida. Hoje é apenas Silêncio. Um local ruinoso fantástico. Recomendo uma visita a este antigo lazareto. Era aqui, na Trafaria, que os viajantes das “conquistas” lusitanas aguardavam em quarentena a sua entrada em Lisboa. Até dia 11 de Dezembro.Parabéns à CM ALMADA, no âmbito da bienal de arquitectura pela exposição que esteve patente sobre a História da Trafaria. Que venha a recuperação do mesmo.

fuji-x-t10-trafaria-1

Aspecto interior do antigo presídio do Forte da Trafaria

🌎E foi assim o meu ano de blogger amador. Mais do que uma viagem pelas estórias da nossa história, foi uma “panóplia” de experiências pessoais e colectivas que podem ser partilhadas digitalmente,mas que devem ser vividas na primeira pessoa. É isso que convido o leitor do blogue OLIRAF a fazer: viver estas experiências. Não haverá melhor sensação do que sair da nossa “zona de conforto”?

Estou agradecido a todas entidades públicas e privadas pelo acompanhamento constante para que tudo estivesse ao meu dispor durante as diversas Blogger Trips em Portugal e em Espanha. E aos investigadores, professores e técnicos que me acompanharam e elucidaram-me com o seu saber a riqueza patrimonial das respectivas regiões. Muito obrigada à Império das Malas pela trolley Pepe Jeans que utilizo nas minhas incursões fotográficas. E acima de tudo, ao leitor,  pelo apreço, feedback, e que partilham as minhas experiências fundadas nas estórias de lugares com História. Bem Hajam!

Experiências. Muitas estórias da nossa História. Mais do que partilhar, vivam. Acima de tudo, tenham Mundo. E sejam felizes. Dizem que viajar é bom para o Mau Humor (e ainda bem!).

Nota importante [👤]

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações, dicas e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. O Blogue OLIRAF não poderá ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. Se quiser partilhar ou divulgar as minhas fotografias, poderá fazê-lo desde que mencione os direitos morais e de autor das mesmas.

linhagraficaALL-oliraf-03💻  Texto: Rafael Oliveira 🌎 Fotografia: Oliraf Fotografia📷

Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook

Fotografia✈︎Viagens © OLIRAF (2016)

📩 Contact: oliraf89@gmail.com 

Anúncios
Standard

2 thoughts on “🌎 Best of Blogger Trips 2016 by Oliraf Fotografia 📷

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s