Enoturismo, Fotografia, História, Norte de Portugal, Paisagem & Natureza, Património Edificado & Monumental, Portugal (Terras), Roteiros Fotográficos, Viagens

Quinta da Aveleda: uma viagem pela história de um vinho singular desde o século XIX até aos nossos dias…

No Dia Europeu do Enoturismo, este ano celebrado a 13 de novembro,deixo a minha visita-guiada à Quinta da Aveleda. Com este artigo, pretendo dar a conhecer a marca e a história de uma quinta singular, de uma região vínica e, a meu ver, um dos melhores locais de enoturismo em Portugal.

Quinta da Aveleda é, sem dúvida, uma quinta rústica que nos recebe com o seu encanto. E,claro, com o seu vinho.  Para muitos amantes de Baco, o vinho da Aveleda encontra-se entre os melhores vinhos verdes de Portugal e do Mundo. O Blogue Oliraf Fotografia foi gentilmente convidado a visitar a Quinta da Aveleda com a seguinte frase: “Se a sua objectiva o levar até Penafiel, teríamos o maior prazer em o receber na Quinta da Aveleda.” E porque não arriscar uma nova experiência por uma Quinta que integra a Rota dos Vinhos Verdes? O Enoturismo.  Quem não arrisca, não petisca com um Aveleda.

quinta-da-aveleda-19Entre os concelhos de Paredes e de Penafiel, a cerca de 30 km do grande Porto, encontramos uma antiga casa do século XVII, construída pela aristocracia rural local: a Familia Guedes. A Quinta da Aveleda deixou de ser uma quinta de veraneio e, no século XIX, foi totalmente remodelada e adaptada para o fabrico de vinhos, preservando a essência do seu jardim, da casa senhorial e a sua identidade original..Para além do vinho verde, a Quinta da Aveleda também é conhecida pelos jardins (em estilo Inglês),pelo seu património histórico-cultural, pelas compotas e queijos que fazem as delícias dos seus visitantes.

quinta-da-aveleda-11

Aveleda é um nome de um vinho conceituado da região vínica do Norte do País. A Região dos Vinhos Verdes. Todavia, a maioria das pessoas conhece o seu sabor, mas não a quinta que lhe dá forma: a Quinta da Aveleda. De facto, esta singular quinta é gerida pela mesma família (Família Guedes) à cinco gerações, sendo que os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam da 2ªmetade do Século XIX (1870). Tudo começou pela iniciativa pessoal e vocação empreendedora de Manuel Pedro Guedes (1837-1899), considerado o fundador do negócio vinícola tal como o conhecemos hoje. Desde esses tempos, as gerações vindouras souberam preservar a qualidade e a  reputação da produção de vinho, espumantes, queijos e outros produtos da marca Avelelda. Hoje em dia, estes produtos têm sido sinónimos de sucesso a nível nacional e internacional

img_20160502_095236

À descoberta dos jardins da Quinta da Aveleda: Tínhamos à nossa espera a guia Renata Figueiredo, que nos mostrou os cantos mais simbólicos e encantos daquele lugar singular, num belo dia de Primavera. Explicou-me, passo-a-passo, os principais pontos de interesse do jardim botânico, das casas de campo e a importância histórica da Quinta. A meu ver, o que mais me impressionou foram a quantidade de espécies botânicas existentes no jardim e a importância social e de lazer que estes tiveram na história local e nacional.

Quinta da Aveleda (12)

Muitos ilutres e notáveis portugueses, escolheram esta quinta para veraneio, para passar as suas férias, rendendo-se aos encantos e cantos singulares da Aveleda. Sabia que o príncipe herdeiro, filho de D.Carlos I, D. Luís Filipe de Bragança, e o seu aio, Mouzinho de Albuquerque (o herói de Chaimite) almoçaram, em Outubro de 1901, numa das mesas existentes do jardim botânico? Este pormenor histórico, a meu ver, deu mais sabor à minha visita guiada.

quinta-da-aveleda-13

Além do seu importante património botânico, a Quinta da Aveleda é também conhecida pelo seu património histórico, nomeadamente a Janela Manuelina do séc. XVI, a Fonte das 4 Irmãs, a Torre das Cabras e pela Fonte de Nossa Senhora da Vandoma. Realçava a Janela Manuelina que, segundo a tradição popular, onde o primeiro rei de Portugal, da Dinastia dos Bragança, D. João IV, terá sido aclamado. Mais tarde, esta foi oferecida a Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca, que a colocou nos jardins da Quinta da Aveleda.

quinta-da-aveleda-16

Após a visita ao jardim e parques da Aveleda, dirija-se à Adega Velha para provar uma aguardente de vinho verde saboreando com um Chocolate a História deste afamado vinho secular. A partir daqui, dirija-se ao edificio da prova de vinhos e contemple as extensas vinhas e a paisagem que a rodeia. Aqui percebemos a razão de os vinhos da Aveleda ao longo dos séculos serem reconhecidos a nível nacional e internacional pela sua qualidade. Este reconhecimento do trabalho do fundador da Aveleda foi premiado com medalhas de ouro arrebatadas nos concursos internacionais de Berlim (1888) e Paris (1889).

Quinta da Aveleda (1)

Mais recentemente, e durante três consecutivos, a marca Aveleda colocou um dos seus vinhos  – o vinho verde Quinta da Aveleda – no TOP 3 do TOP 100 Best Buys da prestigiada revista norte americana Wine Enthusiast . Além dos seus premiados vinhos, a Quinta da Aveleda foi galardoada em 2011 com o prémio internacional Best of Wine Tourism na categoria de «Arquitectura, Parques e Jardins» e os Certificados de Excelência 2015 e 2016 pelo TripAdvisor. E basta um breve ou demorada passeio pela património botânico e histórico para perceber a razão destas nomeações e prémios. A qualidade, o trabalho e a perfeição está nos pequenos detalhes do seu património edificado e genealógico ao longo de mais de 300 anos.

img_20160424_195813

Agora, percebo a inspiração familiar para produzir admiráveis vinhos verdes que fazem “inveja” ao Deus do Vinho, Baco. A marca Aveleda (Vinho Verde, Douro, Quinta da Aveleda, Alvarinho,Reserva da Família Bairrada, Reserva da Família Alvarinho);Casal Garcia; Charamba ; Aveleda Follies  e a Adega Velha. Mas, o vinho é apenas mais um produto da Quinta da Aveleda. Os seus queijos de cabra e vaca – Penafidelis – são uma combinação perfeita para “petiscar” com um Aveleda. E as compotas…

img_20160427_095459

No final da minha visita à Quinta da Aveleda, tive oportunidade de visitar a Aveleda Shop é possível encontrar todos os produtos produzidos na Quinta como vinhos, espumantes, aguardentes, queijos da marca Penafidelis e compotas. Além disso, o cliente tem disponível cabazes, caixas e outras embalagens que pode juntar aos produtos “made in Aveleda”,  outros produtos regionais, como o artesanato.

img_20160428_093815Em síntese, a Quinta da Aveleda representa uma elevada importância na valorização da região do Vinho Verde e dos recursos endógenos, assente na divulgação do enoturismo como estratégia económica e cultural desta região, rica em património edificado e natural. É exemplo a Rota do Românico surpreendeu-me pelo imenso património histórico cultural e pela variedade paisagística que nos oferece. A meu ver esta região Norte de Portugal ainda tem mais encanto por três razões: boa gente, boa comida e bom vinho.

quinta-da-aveleda-10

O projecto de enoturismo da Quinta da Aveleda pretende antes de mais mostrar a história familiar, da produção do vinho e da vasta região do Vinho Verde. Para além disso, a marca Aveleda é parceira de diversos agentes económicos e culturais na divulgação do património histórico da Rota do Românico, do Concelho de Penafiel e da região dos Vinhos Verdes, como produto (s) de excelência e a todos os que gostam de apreciar a natureza e saborear um bom vinho. De facto, o enoturismo é cada vez mais apreciado pelo público em Portugal e um pouco por todo o mundo.

Aproveite este fim-de-semana para conhecer o encantador jardim, as paisagens naturais e o património edificado que dão forma à Quinta da Aveleda!

Como chegar

Se pretender ir do Porto para Penafiel (Quinta da Aveleda), deverá seguir pela A4 sentido Vila Real/Valongo até à saida  Penafiel Sul/Entre-os-Rios. Após passar a portagem, deverá virar no sentido de Paredes. Virar novamente na primeira à direita a cerca de 300m (Placa  Aveleda), prossiga eem frente, cerca de 1 km, até encontrar a entrada da Quinta à sua esquerda.

Onde comer

Nas proximidades da Quinta da Aveleda, no concelho de Penafiel,  Winebar Casa da Viúva é um espaço que combina arquitectura rústica da Aldeia de Quintadona com uma elegante decoração. Aqui podemos provar um bom vinho da região e petiscar umas belas tapas. Na Quinta da Aveleda, o visitante poderá fazer uma prova de vinhos ou uma marcar uma refeição para saborear os produtos made in Aveleda?

Onde ficar

Casa Valxisto (Country House)

Rua Padres da Agostinha, n.º 233

4560-195 – Freguesia de Lagares Penafiel
(GPS: 41.135686, -8.377872)

Solar Egaz Moniz

Rua dos Monges Beneditinos, n.º 158, Paço de Sousa, 4560-380 Penafiel, Portugal

Tlm: + 351 962 168 254

Para direcções veja a página Localização ou aceda directamente ao google maps.

Coordenadas GPS: Latitude:  41°10’2.40″N  | Longitude:   8°20’34.09″O

Para mais informações sobre a Quinta da Aveleda:

AVELEDA S.A.

Rua da Aveleda nº 2 | 4560-570 PENAFIEL | PORTUGAL

T.: 255 718 242

E-mail: enoturismo@aveleda.pt

Coordenadas GPS: Lat: 41º 12′ 27.51” N | Long: 8º 18′ 29.28” O

Horários para as visitas guiadas:

Março a Outubro – Segunda a Domingo: 10h00, 11h30, 15h00, 16h30.

Novembro a Fevereiro – Segunda a Sábado: 10h00, 11h30, 14h30, 16h00

Domingo: encerrado

Tempo de Visita: 60 minutos
Atende em: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão

Todos os serviços, nomeadamente as visitas guiadas, estão sujeitos a marcação prévia.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações, dicas e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. O Blogue OLIRAF não poderá ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

linhagraficaALL-oliraf-03

Texto: Rafael Oliveira  | Fotografia: Oliraf Fotografia

Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook

Fotografia•Viagens•Portugal © OLIRAF (2016)

Contact: oliraf89@gmail.com

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s