ūüďĆ√Ä descoberta de Lisboa: um percurso fotogr√°fico em 35 mm ūüď∑

Sabia que Lisboa foi eleita recentemente com o pr√©mio Travel Media Awards¬†2016¬† para a categoria de ‚ÄėBest City or Short Break Destination‚Äô, isto √©, a melhor cidade para fazer estadias de curta dura√ß√£o.¬†√Č um facto. Lisboa est√° na moda. E para quem “deambula” pela urbe alfacinha, poder√° comprovar este facto com os milhares de turistas que afluem √† capital portuguesa.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (20).jpg
Praça do Comércio

Viajar √© uma das actividades mais apreciadas¬†pelo “homo sapiens”.¬†A hip√≥tese ‚Äď que durante largos anos pertencia exclusivamente √†s elites burguesas ‚Äď de conhecer diferentes locais, absorver diferentes culturas, provar diferentes sabores, conviver com diferentes pessoas, fascina grande parte dos habitantes terrestres.¬†Contudo, o trabalho, os elevados custos associados e a rotina familiar n√£o permitem que as viagens aconte√ßam com a frequ√™ncia que desejamos.¬†Aprendi que √©¬†importante aproveitar ao m√°ximo cada uma.¬†N√£o deixe que as suas viagens terminem no dia em que tem regresso marcado para casa. E porque n√£o come√ßa pela sua pr√≥pria cidade? No meu caso, adoro perder-me por Lisboa. Esta cidade est√° sempre a surpreender-me a cada avenida, pra√ßa, rua, ruela, beco, etc.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (25)

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (18)
Cais das Colunas, Lisboa.

Num instante de tempo e de luz…o patrim√≥nio arquitect√≥nico e humano da cidade de Lisboa emerge.¬†Tira uma¬†tarde e parte √† descoberta da tua cidade, neste caso, foi Lisboa. ¬†Fotografa, e acima de tudo contempla, os bonitos cen√°rios que a cidade oferece.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (24)

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (11)

Haver√° melhor forma de despertar a consci√™ncia cultural do patrim√≥nio edificado que temos em n√≥s?¬†Nada como gastar ‚Äúrolo‚ÄĚ pela cidade que me viu nascer. E pela qual sou apaixonando desde “cachopo”.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (19)

F1000031

Perante o limite das 24 ou 36 exposi√ß√Ķes em filme fotogr√°fico, h√°¬†que escolher bem o que se fotografa. Pensar o assunto. E depois “click”. A Fotografia Urbana, a meu ver, ajuda-nos a preparar para um futura viagem ao estrangeiro. E na minha opini√£o, a cidade de Lisboa √© uma excelente op√ß√£o para come√ßar a “treinar”. Simplesmente. Por vezes, as pessoas “atrapalham” as fotografias de paisagem urbana ou natural. Mas, com o tempo vamos percebendo que s√£o as pessoas que d√£o vida √†s cidades e n√£o obstruem a vista ou a fachada de um qualquer monumento que nos impressiona.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (9)

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (10)

Está na hora de usar a máquina fotográfica, o telemóvel, o tablet… para captar imagens inéditas do Património Cultural. Fontes, igrejas, palácios, casas ou ruas podem servir de inspiração e a descobrirem a riqueza patrimonial da cidade de Lisboa. Aproveite os dias de sol que se avizinham e fotografe o seu (ou os seus) monumento ou sítio favorito em Lisboa.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (28)

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (26)

A Hist√≥ria de Portugal escreve-se tamb√©m atrav√©s do seu patrim√≥nio e arquitectura urbana e, neste aspecto, Lisboa guarda tesouros que nos “enfeiti√ßa” pelo seu esplendor e monumentalidade. Aventure-se por esta Lisboa. Multicultural. Terra de marinheiros-viajantes. Adoro as virtudes desta cidade…”√Č uma casa¬†portuguesa, com certeza!” Este post poder√° ser uma fonte de inspira√ß√£o para um passeio de um dia, ¬†fim-de-semana ou mesmo para umas f√©rias.

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (23)

FotografiaAnalógicaoOLIRAF (27)

A Documentação fotográfica apresentada pertence, na sua maioria, ao espólio fotográfico de OLIRAF.

M√°quina: Yashica 3x Super 2000
Rolo: Kodak/ Fugifilm 35 mm
Formato: 10 x15 cm

Fotografia‚ÄĘAnal√≥gica ¬© OLIRAF (2016)

Descubra-se, descobrindo a sua sua cidade…

Nota importante [ūüϧ]

As presentes informa√ß√Ķes n√£o t√™m natureza vinculativa, funcionam apenas como indica√ß√Ķes, dicas e conselhos, e s√£o suscept√≠veis de altera√ß√£o a qualquer momento. O Blogue OLIRAF n√£o¬†poder√° ser responsabilizado pelos danos ou preju√≠zos em pessoas e/ou bens da√≠ advenientes. Se quiser¬†partilhar ou divulgar as minhas fotografias, poder√° faz√™-lo desde que mencione os direitos morais e de autor das mesmas.

linhagraficaALL-oliraf-03ūüíĽ¬†¬†Texto: Rafael Oliveira¬†ūüĆ鬆Fotografia: Oliraf Fotografia¬†ūüď∑

Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook

Fotografia‚úąÔłéViagens‚úąÔłéPortugal ¬© OLIRAF (2016)

ūü𤋮†Contact: oliraf89@gmail.com¬†

An√ļncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Est√° a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sess√£o /  Alterar )

Google+ photo

Est√° a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sess√£o /  Alterar )

Imagem do Twitter

Est√° a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sess√£o /  Alterar )

Facebook photo

Est√° a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sess√£o /  Alterar )

w

Connecting to %s