Castelos & Fortalezas, Fotografia, História, Paisagem & Natureza, Património Edificado & Monumental, Portugal (Terras), Região Oeste, Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras, Roteiros Fotográficos, Roteiros por Lisboa, Turismo Cultural, Turismo Militar, Viagens

📌 Itinerâncias pelas Linhas de Torres Vedras: Forte São Vicente (TVD)

Panorama Cidade Torres VedrasO Forte de São Vicente de Torres Vedras é um dos ícones do património histórico edificado da cidade de Torres Vedras. Formava parte das célebres Linhas de Torres Vedras, que compunham o anel defensivo da capital durante as invasões napoleónicas (1808-1812), sendo considerado o mais importante forte das Linhas, defendendo a ligação entre Lisboa e Coimbra. Foi começado a construir em 1809, no cimo de um dos mais altos montes que se erguem em torno da cidade, o Monte de São Vicente. Tem planta em Y, e era composto por um conjunto de trincheiras, fossos, traveses, paióis, e 39 bocas de fogo originais. Encontra-se actualmente em Bom Estado de Conservação.

Panorama Forte São Vicente

Designação: Capela e Forte de São Vicente | Tipologia: Arquitectura Militar / ForteLocalização: Lisboa / Torres Vedras / Monte de São Vicente | Guarnição: 2000 a 2200 Homens | Artilharia: 26 Bocas de Fogo

No local onde se implanta existia já uma pequena capela, dedicada ao santo mártir, e cuja construção dataria do século XII (VIEIRA, Júlio, 1926), sendo referida pela primeira vez em 1267. Este templo, entretanto muito alterado, foi integrado na fortaleza. Mais recentemente foi alvo de uma intervenção para conservação do espaço envolvente, julgo, no âmbito do filme Linhas de Wellington (2012).

Través do Interior do Forte

Na imagem, e em primeiro plano, o interior da Praça de Armas com diversos Través, isto é, construções em terra para protecção de fogo inimigo. Ao Fundo, temos o Paiol de Armazenagem de Explosivos e Munições e a Ermida de São Vicente, lado direito e esquerdo respectivamente.

Fosso do Forte

Nesta imagem temos a perspectiva do Fosso com Escarpa e Contra-Escarpa que envolve esta obra militar. Podemos, também, salientar as aberturas onde eram colocadas as Canhoeiras.

ForteSãoVicente

Na Foto, em primeiro plano, uma das portas de acesso ao recinto fortificado. Em Segundo plano, a Capela Primitiva, de cariz medieval, dedicada ao culto de São Vicente.

Panorama BaluarteForte copy

Panorama Exterior do Fosso e Baluarte do Forte de São Vicente de Torres Vedras.

As Linhas de Torres Vedras – Arquitectura Militar –  são um excelente  exemplo da articulação entre o Homem e o Meio. De facto, a construção das mesmas reflecte o estudo do Meio pelo Homem, isto é, o aproveitamento da Morfologia do Terreno para retardar o avanço, pela estrada e atravessamento dos rios, das tropas napoleónicas que se dirigiam a Lisboa.

Deixo alguns panoramas da área envolvente do Forte de São Vicente:

Panorama Forte vs Cidade TVD

Panorama Fortim2

Panorama Geral do Forte São Vicente

Para mais informações:

Forte de São Vicente / Obra Grande de São Vicente – SIPA: Sistema Informação para o Património Arquitectónico. [Em linha]. [Consultado em 30 Dez. 2014]. Disponível na  internet URL: <http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6346 >

Capela e Forte de São Vicente (DGPC)

Património Histórico de Torres Vedras (CMTVD)

Museu Municipal Leonel Trindade

Centro de Interpretação das Linhas de Torres | Sobral de Monte Agraço

Nota importante [👤]

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações, dicas e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. O Blogue OLIRAF não poderá ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. Se quiser partilhar ou divulgar as minhas fotografias, poderá fazê-lo desde que mencione os direitos morais e de autor das mesmas.

linhagraficaALL-oliraf-03💻  Texto: Rafael Oliveira 🌎 Fotografia: Oliraf Fotografia 📷

Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook

Fotografia✈︎Viagens✈︎Portugal © OLIRAF (2014)

📩 Contact: oliraf89@gmail.com 

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s